Montando a Maleta sem gastar Muito - Treinos para iniciante

3:48:00 PM

Hey! Tudo bem ? Tudo Bom?

Hoje vim trazer um post sobre dicas e afins. Eu Fiz curso no Senac de natal de Maquiador e conto aqui o que eu precisei adquirir, para realizar o curso. Muita gente que começa na profissão de maquiador, foi levado a fazer porque gostar e já com seu talento ou por ver tutoriais na internet e assim foi exercitando em amigos, vizinhos, mãe, periquito e papagaio. E é bem assim mesmo, como minha professora disse no SENAC: " maquiagem é técnica, e muito, mas muito exercício, fazer e refazer, treinar e treinar". E como todos sabem, nesses tempos de crise, esse treino pode sair caro, mas vou passar aqui minha experiência. E algumas coisas que adquiri para realizar meus treinos.



 Lembrando esse é um post para início, a base.  Quando você está começando a aprender e vai fazer um curso para se formar em maquiador, seja ele no Senac, embeleze ou com algum outro maquiador profissional certificado, o que comprar e como comprar, lógico que vai depender da grana que você está disposto a gastar. E se seu curso vai lhe estabelecer uma listagem ou não de produtos que devem ser adquiridos para as aulas práticas. No caso do meu, não foi estabelecida uma listagem no ato da matricula do curso, mas depois foi passado por nossa professora, os itens necessários. Acho que esse vai ser um post longo, mas vou falar tudo ou quase tudo, então vamos lá!

Fiz meu curso no Senac RN, instituição que escolhi por ter excelentes profissionais e ter todos os cursos da área de estética bem conceituados em Natal. O curso na época custava 1.040,00 que poderia ser dividido até 10 x no cartão de crédito, ao fazer a matricula perguntei se tinha alguma lista de material e eles disseram que não, mas que certamente eu teria que ter meus pinceis, pois era uma material de uso pessoal.  Eu que até o momento só tinha coisas para auto maquiagem, fui atrás de alguns pinceis de precisão, pois a grande maioria já tinha, mas quando iniciou o curso e fomos conhecendo sobre produtos, técnicas e teoria, seria conveniente trazer o nosso material, pois as técnicas eram passadas e realizadas em sala de aula, mas para uma melhor aplicação destas e o material de apoio não era lá essas coisas.

Por inexperiência minha não tinha guardado um investimento ($$$) para aquilo, mas fui me virando né?  Como já era consultora da Mary kay e Eudora na época, eu já tinha algumas coisa para demonstração e fui me saindo com aquilo. Comprei alguns produtos destas marcas e outros em diversos Instagram que tem aqui em Natal ou na internet, que oferecem materiais importados e nacionais. (De Olho nos importados, apenas compre de gente idônea e que você já conhece ou que não tem reclamações, pois podem vender material falsificado) 
  Com o dólar nas alturas, eu disse para mim mesma, vou investir em Nacionais, já que eu não sei ao certo se desempenharei a profissão ou não. E percebi que, até o momento tudo que eu sabia sobre maquiagem era nulo, pois o visagismo e colorimetria, me tiraram os pés.... kkkkkk Quem pensa que maquiagem é fácil, se engana redondamente.  

Pois assim comecei a fazer minha pequena malinha de maquiagem.  Sim, a minha é uma malinha linda!
Agora vou mostrar a listagem que foi passada como itens básicos, que todo maquiador deve ter para efetuar suas maquiagens. Algumas meninas gastaram mais e outras menos, dependeu mesmo de quanto cada uma tinha ou estava disposta a investir. Sim investir afinal é seu negócio.


 Lista de produtos
01-   Tônico de limpeza (Rosto)
02-   Primer (Rosto)
03-   Base (três tons)
04-   Corretivo (três tons, Coloridos e Convencionais)
05-   Pó (três tons)
06-   Blush (Dois Tons – 01 rosa e 01 terroso)
07-   Iluminador (Pele Negra e Branca)
08-   Fixador de sombras (transparente ou branco)
09-   Delineador (Dois liquido e em gel)
10-   Lápis de olho (Duas cores: Marrom e preto)
11-   Paleta de sombra
12-   Lápis de boca
13-   batons
14-   Máscara de cílios
15-   Algodão em disco
16-   Cotonete
17-   Pinceis
18-   Esponjas
19-   Curvex
20-   Higienizador de pinceis

Essa foi a listagem passada no curso, com inserção do iluminador, pois é de uso essencial para dar um real ar de glamour a make. Vou colocar o preço cheio, mas lembrando, se você for ser representante de algumas das marcas que citei, você vai conseguir um descontinho e sairá melhor pra você. Então é importante para seus gastos. Coloquei o valor das coisas que eu comprei sem desconto.



01-   Tônico de Limpeza, o comprei foi o mesmo que tinha no material do Senac, foi o da vult, e custou 29,90.

02-   Primer, optei pelo siliconado que dá em todo tipo de pele, o da Mary kay, custa 65,00.

03-   Base, comprei a time wise em 3 tons principais, bege 01, bege 05 e bronze 05, pois com essas cores principais, tenho como fazer sub tons e misturar para que fique de acordo com a pele da pessoa que vai receber a maquiagem. Uma coisa muito importante, e que, na questão de base se você tem pouco dinheiro para investir o primordial é que para peles morenas compre uma base com fundo amarelo, para que a pele negra não fique acinzentada. Testamos varias e as melhores foram da Mary Kay e Vult, ficaram perfeitas. A professora pediu para comprar a mais clara da marca, uma média e a mais escura, assim poderia fazer melhor o trabalho de misturar, como uma alquimia, misturar fazer testes e ver a quantidade para que coubesse na pessoa, isso você vai apendendo aos poucos. No valor de 62,00 cada.

04-   Corretivos comprei convencionais no valor de 40,00 cada. Três tons, usei em algumas vezes os coloridos da vult que resolveram bem, mas também há como fazer a mistura com alguns produtos para ficarem coloridos e assim você investir em outra coisa. Mas tem um bastão da vult no valor de 29,90. E também se usar base de alta cobertura pode ou não fazer a cobertura da mancha.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

05-   Usei refil, de pó mineral, em tonalidades mais clara, media e escura, o qual fizemos como contorno em determinadas makes. Foi 42,00 cada.

06-   Blush – Dois tons um rosa e um terroso, comprei a 35,00 cada. Da Mary kay e adquiri um da vult mosaico também muito bom ao valor de 39,00 .

07-   Iluminador usei em algumas makes e o mais usado foi o soleil da vult, que está em média 39,00. Esse usei sempre do material que estava disponível no apoio, tinha em meu material pessoal, bronze da Eudora que está por 65,00 e e um que está em minha paleta de sombras divina.


08-   Usei um fixador de sombras da mary kay no valor 45,00. Tendo também a oportunidade de usar um da Catherine Hill de 24,90, um pouquinho transparente.

09-   Delineador em gel para pessoas que já não possuíam tanta elasticidade na pálpebra superior para fazer um delineado então é interessante um em gel, e um liquido para as pessoas com uma pele mais jovem. O Delineador em gel Mary kay no valor de 59,00 e o da vult de 32,00.

10-   Comprei um bem Preto bem escuro da Toque da natureza por 30,00 e um da vult marrom por 28,00.

11-    Já tinha uma paleta de sombras da Eudora com cores neutras e blush que se chama paleta divina, valor 99,00 e uma da vult que não recordo o valor. As meninas do meu curso compraram uma da Catherine Hill com 30 cores por 100,00 pq foi em quantidade, foi a mesma usada no curso e indico, bem pigmentada e com boa durabilidade.


12-   Confesso que não usei o lápis de boca e não fez muita falta para mim, pois usei muito bato liquido de acabamento matte e assim usei pinceis de precisão. Mas se for comprar compre um nude e um vermelho, variam de 19,90 a 40,00 cada.

13-   Comprei da Marca Ricosti os líquidos com acabamento mate, no valor de 12,90 cada, escolhi cores entre o vermelho e nude e também os de bala com acabamento mate da Eudora que variava de 17,50 a 19,00 em média 10 cores.

14-   Máscara de cílios boa e barata, para iniciar, uma com volume e outra com alongamento. Minha indicação é a Collosal da maybelline em média 29,90.


15-   Qualquer algodão em disco de sua preferência de 4,00 a 8,00. Um pacote.

16-   Cotonetes, ou melhor astes flexíveis o mais básico possível, de 3,00 a 5,00 a caixinha.

17-   Kit de pinceis bons, bonitos e baratos, cerca de 12, para iniciar, R$200,00 Maria Margarida ou Macrilam e alguns de precisão avulso para boca e delineado, se você tem mais dinheiro para investir, adquira os da klass vough são bons e bem conceituados entre os maquiadores profissionais. Certo que tem os da sigma, mas vamos começar né?


18-   Esponjinhas que possa usar e descartar, a em formato queijo são as mais indicadas. De 4,00 a 8,00, depende da marca, vem 8 queijinhos. Essas são mais aceitáveis pois são descartáveis, usou na cliente e joga fora.

19-   Um bom curvex de 10,00 a 30,00 depende do modelo e quanto está disposta a gastar, confesso que eu quase não usei, mas sempre bom ter para unir os cílios postiços, ajuda bastante.


20-   O higienizador de pinceis usado no curso foi o da contém um grama no valor de 42,00, e confesso que comprei álcool isopropílico na farmácia de manipulação e uso na limpeza dos meus, agora só vende de muitos Litros, em média 50,00.



Minhas Dicas:

Dica 01: Se você poder se tornar representante de alguma marca, mary kay, Eudora, Natura entre outras marcas, é interessante para poder comprar com um desconto. De 30 a 40 % no preço do produto final.

Dica 02- Para peles madura interessante você ter um hidratante para o rosto e um balm para os lábios, para ajudar no melhor aspecto da maquiagem, quando for maquiar uma pessoa que tenha, pele seca e lábios rachados.

Dica 03 –Antes de ir gastando muito com a aquisição de produtos, pesquise sobre eles e veja se você não poderia substituir.

Dica 04- invista pelo menos em dois bons pigmentos mais baratos, no custo benefício os da toque de Natureza e Catherine Hill estão muito bons. 

Dica 05- Se tiver um dinheirinho sobrando compre algumas coisas da MAC, as pessoas gostam de se sentirem mimadas, e o custo de seu serviço também poderá ser mais recompensado.E quando iniciar o investimento tem que ser um pouco maior.


Neste post fiz minha opinião sincera e honesta sobre os fatos, produtos que usei e venho usando. Produtos bons e baratos para INICIANTES, que vão começar, testar e se aprimorar. E lembre–se no começo tudo é difícil, mas sua força de vontade tem que ser maior. Meus gastos em média foram 1200,00 em produtos, lembrando que esses valores foram referentes a produtos nacionais e para iniciar, fazer para produtos mais profissionais como mac, urban Decay e outros, vão variar de acordo com o dólar. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.







Um beijo


Vanessa Santos Freitas 

You Might Also Like

1 comentários